Homenagens, voz embargada em seu discurso e olhos marejados marcam os últimos momentos do sargento Wesley Santino como policial militar da ativa da PMPR.
A tarde desta quinta-feira, 26, no 31º Batalhão de Polícia Militar do Paraná (31º BPM), com sede em Assis Chateaubriand, no Oeste do Estado, foi também marcada por momentos de despedida e emoção. Um de seus combatentes seguirá por novos caminhos, o sargento Wesley Santino está indo para a reserva da PMPR.
Siga o nosso Instagram
Foram mais de 30 anos, quase 11 mil dias e noites e, cerca de 263.000 horas como policial militar da ativa. Talvez por isso, o experiente sargento não conteve a emoção do “adeus” e, diante de vários irmãos de farda, sentiu as lágrimas escorrendo dos olhos – tudo normal, afinal, despedir-se da família nunca foi e jamais será fácil – não à toa, presenciamos homens experientes e altamente preparados para o combate, emocionados ao ver o “irmão de farda partir”.
Além do seu profissionalismo, sua capacidade e habilidade em lidar com as muitas demandas do ofício, no assessoramento do Comando, no auxílio do desenvolvimento das unidades militares e no policiamento ostensivo onde trabalhou, o sargento Wesley Santino se notabilizou pela facilidade na comunicação e na integração com os moradores destas comunidades e deixou o seu legado; respeito ao próximo sempre, a aproximação junto à comunidade, sem nunca deixar de cumprir a missão de garantir a lei e a ordem.
A dedicação à instituição e às missões a ele atribuídas, foram sempre uma marca registrada do militar ao longo destas três décadas e, sem nada que desabone sua conduta como profissional de segurança pública ou a pessoa civil, o combatente chega ao final de sua carreira com promoções, medalhas e outras honrarias conquistadas por meio do seu esforço, dedicação, comprometimento e, o reconhecimento do Comando da PMPR, em especial, do comandante do 31º Batalhão de Polícia Militar do Paraná tenente-coronel Claudio Ricardo dos Santos, que nos últimos dois anos esteve à frente do comando do 31º BPM, mesmo período em que o sargento Wesley Santino esteve sob o seu comando.
PUBLICIDADE
Nesta mesma tarde, o sargento Wesley Santino foi homenageado com a leitura do Ato de Elogio Individual, assinado pelo comandante do 31º BPM, tenente Claudio Ricardo dos Santos, que também entregou a Wesley uma Moeda Comemorativa do Batalhão – o elogio lido pelo tenente Gustavo.
Ao sargento Wesley Santino de Souza, restarão as lembranças e o orgulho de, durante mais de 30 anos, ter feito parte das fileiras, cumprido as missões e ter servido a tão gloriosa instituição com 170 anos de vida, a nossa Polícia Militar do Paraná (PMPR) da qual tanto nos orgulhamos.
Além do comandante do 31º BPM, Claudio Ricardo dos Santos, militares da Rotam, Patrulha Rural, RPAs, oficiais e administrativos (PCS) estiveram presentes.
Imagens: Mauro Pretoriano/GC