Após período sem chuva e de calor extremo, lavouras de soja superam momento crítico e, enfim, trazem esperança aos produtores rurais.
Produtores de soja do município de Assis Chateaubriand, no Oeste do Paraná, que conta com quase um milhão de km² (quilômetros quadrados) e é um dos maiores produtores do grão no Estado, podem, nesse momento, respirar aliviados. É que, dias atrás a tensão tomava contra destes agricultores por conta da falta de chuva e do calor extremo que atingiu a região e fez com que, naquele período, grande parte das lavouras de sofressem com as altas temperaturas e a escassez de chuva fazendo com que, cerca de 20% da produção fosse afetada.
Siga o nosso Instagram
Ao levar em conta o custo de produção e a redução na produtividade na hora da colheita por conta do clima, além disso, a expectativa de preço na hora da venda, que, segundo alguns deles, não é muito positiva, muitos produtores já começavam mais uma vez a coçar a cabeça, preocupados e até mesmo contabilizando possíveis prejuízos caso a chuva não viesse.
Esse quadro começou a mudar na última semana, quando as chuvas chegaram, transformaram a paisagem das lavouras e deram novo ânimo ao homem do campo. Antes, o que se via em boa parte das plantações era a imagem de plantas sofridas, clamando por água e a cada dia dando ainda mais sinais de que, a continuar o clima contrário às necessidades destas lavouras, as percas poderiam ser ainda maiores do que aquelas especuladas naquele momento.
PUBLICIDADE
Conforme alguns rurais com quem falamos, em alguns locais do município, foram contabilizados mais de 300 milímetros de chuva nos últimos dias, em especial as que caíram durante toda a noite de sábado, 7, e durante o domingo, 8.
PREVISÃO DO TEMPO
Segundo o site Tempo.com, existe a possibilidade de que, a partir desta sexta-feira, o tempo mude novamente e traga chuva para o município, com previsão de 5 mm para a sexta-feira, 13, e 15 mm para o sábado, 14.
Imagens: Mauro Pretoriano/GC