Sensação de garganta irritada tem atacado um grande número de pessoas e é bom ficar atento.
Se tornou comum nas últimas semanas as pessoas reclamarem de dor na garganta. Tudo começa com a sensação de irritação, logo a moleza toma conta do corpo, e até casos de febre alta tem sido descritas por grande parte da população.
Segundo o diretor do Centro de Epidemiologia da SMS, médico Alcides Oliveiras, que disse no mês de outubro;” o aumento de atendimento médico por problemas respiratórios nesta época do ano (primavera), é normal”.
Orientações
Segundo Oliveira, é importante reforçar os cuidados de prevenção contra doenças respiratórias, com intensificação da higienização das mãos e uso de máscara em ambientes fechados ou em caso de sintomas respiratórios, entre outros.
Síndrome gripal
O médico orienta para que se observe também a tríade de síndrome gripal. caracterizada por febre igual ou maior a 38ºC, com tosse e com dor de garganta. ” A ocorrência destes três sintomas simultaneamente pode levantar a suspeita para a influenza”, diz ele. “Nestes casos é importante buscar o atendimento médico o quanto antes.
Orientações de prevenção
-Usar máscara em ambientes fechados, estabelecimentos de saúde e em caso de sintomas respiratórios – Manter ambientes limpos e ventilados – Higienizar sempre as mãos com água e sabonete líquido ou álcool em gel – Não tocar os olhos, nariz ou boca, sem antes higienizar as mãos – Usar lenço descartável ao assoar o nariz – Ao tossir ou respirar, apoie no cotovelo, nunca na mãos – Não compartilhe copos, talheres e objetos pessoais – Algumas infecções respiratórias podem ser prevenidas. – Verifique a carteira de vacinação.