A morte do casal gerou comoção na comunidade de Santa Tereza do Oeste.
Após mais de 55 anos casado, Francisco Justino dos Santos, de 76 anos e Maria Silva dos Santos, de 79 anos, faleceram com poucos dias de diferença. Ambos enfrentavam problemas de saúde e morreram em decorrência destes. Ele em 14 de janeiro (terça-feira), em 20 de janeiro (segunda-feira).
A cidade do Oeste do Paraná, de 13,7 mil habitantes, foi tomada pelo comoção da perda do casal bastante conhecido na comunidade.
Uma das nove filhas de Maria e ‘Chico’, como eram carinhosamente chamados, conta que os dois viviam “grudados”, tanto um ao outro, quanto à grande família que construíram, disse Rosa Silva.
“Era um amor de toda uma vida. E foi uma vida sofrida, eles trabalharam muito para nos dar uma vida boa, mas nunca faltou o principal – que era o amor e o carinho”, destaca a filha.
Chico iniciou trabalhando na roça, auxiliado pelo esposa. Quando ele foi aprovado em um concurso público e se tornou servidor da prefeitura, Maria se dedicou a cuidar da casa, dos filhos, netos, bisnetos e afilhados.
“É uma perda muito grande. {…} Mas hoje eles estão juntos na eternidade”, diz a filha do casal.
PUBLICIDADE
O casal dizia que não viveriam um sem o outro, conta a filha
Rosa conta que eles relataram que não viveriam um sem o outro”. Em novembro do ano passado, Maria foi diagnosticada com um câncer no estômago em estágio lv – fase terminal que apontou que o tumor havia se espalhado para outras partes do corpo. Devido à idade avançada, ela, a família e os médicos decidiram não a submeter à quimioterapia, considerando a agressividade do tratamento.
“Falaram que ela ia sofrer muito com a quimioterapia, e não época, o meu pai disse que não ia conseguir aguentar ficar sem a minha mãe”, conta Rosa.
A partir do falecimento do Marido ‘Chico’, Maria, que até então não se queixava de dores, começou a passar mal e relatar falta de ar. Ela sofreu uma parada cardíaca que, aliada a complicações do câncer, como sangramento interno, resultou na morte da idosa.
“Um amor que tempo eternizou”, escreveu a filha em uma homenagem nas redes sociais.
Foto: Reprodução – Fonte: G1/PR