O destino da carga era a cidade de São Paulo.
A Receita Federal apreendeu 188 quilos de cabelo humano contrabandeado durante uma operação de fiscalização em Ibiporã, no Norte do Paraná. Segundo o órgão, o material, organizado em mechas que estavam dentro de malas, é avaliado em R$ 380 mil, vinha da fronteira e tinha como destino a cidade de São Paulo (SP).
A RF informou que abrirá um processo para a destinação do cabelo, que irá passar por avaliação sanitária e, caso seja considerado adequado, poderá ser doado a instituições que atendam pacientes em tratamento contra o câncer.
O órgão destacou ainda que a importação desse tipo de material é regulamentada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e, portanto, exige o cumprimento das normas específicas. Conforme a RF, a alta demanda pelo produto tem levado ao aumento do contrabando, já que os responsáveis buscam evitar fiscalizações e encargos tributários.
A apreensão ocorreu no último dia 30 – o veículo usado para o transporte ficou retido.
As investigações agora seguem no sentido de identificar outros possíveis envolvidos no esquema e eventuais financiadores do transporte ilegal.
Foto: Reprodução – Fonte: Maringá Post