O piloto da embarcação empreendeu fuga mas foi alcançado no meio do lago.
Militares do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron) realizavam o patrulhamento embarcado no Lago de Itaipu durante a Operação de Proteção das Divisas e Fronteira, integrados com agentes do Nepom da Polícia Federal (PF), quando, próximo ao município de Mercedes, no oeste do Paraná, avistaram uma embarcação de grande porte deslocando-se da margem brasileira sentido à margem paraguaia.
Por conta do histórico na região, ao se aproximar do barco, os militares avistaram diversos volumes e o condutor empreendeu fuga para o Paraguai. A equipe, então, deu início ao procedimento de abordagem por meio do acompanhamento tático, logrando êxito em interceptar a embarcação de ferro (artesanal), medindo aproximadamente 14 metros, equipada com motor Yamaha 200HP, no meio do lago.
O barco era conduzido por um indivíduo de origem paraguaia e transportava cerca de 12.500 pacotes de cigarros (250 caixas). Ao ser interpelado, o piloto informou que estaria realizando o transbordo dos ilícitos em solo brasileiro, quando, orientado pelos comparsas, tentava retornar ao Paraguai.
Foi dada voz de prisão ao suspeito, e o mesmo, juntamente com os ilícitos, foi encaminhado para a confecção do boletim de ocorrência e posteriormente entregue na Delegacia de Polícia Federal de Guaíra.
Foto/Fonte: Assessoria