Material era comercializado ilegalmente em Caazapá e Ciudad del Este.
A Direção de Material Bélico (Dimabel) apreendeu nesta terça-feira, 25, 186 armas de fogo, entre elas, curtas e longas e 127 mil munições de vários calibres. O material era comercializado de forma em Caazapá e Ciudad del Este, no Paraguai.

A operação foi realizada em três estabelecimentos nas cidades e, durante a ação, foram detectadas várias irregularidades na documentação de venda de armas.
Na manhã desta quarta-feira, o ministro da Defesa, Óscar González, e o diretor da Dimabel, General Melanio Servín, concederam uma coletiva de imprensa para fornecer detalhes da ação. As armas apreendidas, revólveres e espingardas, além das munições, foram apresentadas à imprensa.
PUBLICIDADE
Segundo o chefe da Dimabel, o valor do arsenal apreendido é de cerca de 4 bilhões de guaranis (moeda oficial do país). No entanto, explicou que no mercado negro (irregular) o valor se multiplica quando é adquirido por grupos criminosos.
As ações decorreram do monitoramento de Dimabel que verificou que três locais operavam sem qualificação existente, uma vez que não atualizaram os seus registos após a migração para o sistema online em 2022. Outros dois comércios em Caazapá tinham registros atualizados, mas não tinham rastreabilidade de suas operações.
O ministro da Defesa enfatizou que esta operação faz parte da política governamental de combate ao tráfico ilegal de armas de fogo.
Fotos: Reprodução – APN