PIX é a escolha preferida dos clientes, o mesmo não possui custos.
A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) anuncio nesta quinta-feira (4) que as instituições bancárias associadas a ela irão deixar de oferecer operações via DOC (Documento de Ordem de Pagamento) até o dia 29 de fevereiro de 2024. O serviço que há 39 anos era disponibilizado, deixará de existir. A medida é válida para pessoas físicas e jurídicas.
Um outro anuncio da Febraban é também, o fim da operação de Transferência Especial de Crédito (TEC), o que é de uso exclusivo de empresas para efetuar pagamentos de funcionários.
Ainda, segundo a Federação, os prazos para o encerramento da oferta dos serviços de DOC ou TEC irão até as 22h do dia 15 de janeiro de 2024. No entanto, o agendamento para o envio de DOC ou TEC será encerrado dia 29 do mesmo mês, dia este em que as duas modalidades deixarão de existir. O valor máximo permitido para transações em ambas as operações é de R$ 4.999,00
De acordo com a Febraban, ambos serviços perderam espaço para o PIX, LANÇADO EM 2020.
Um outro motivo que teria levado a instituição a extinguir as modalidades é o custo-benefício aos clientes. O TED e o PIX disponibilizam o mesmo serviço, de maneira rápida e instantânea. Mas, segundo a entidade,o PIX é a escolha preferida dos clientes, o mesmo não possui custos.
Foto: Reprodução