Estado Islâmico assumiu a autoria do ataque e Rússia prometeu responder ao atentado.
O grupo terrorista Estado Islâmico assumiu a autoria do atentado na Rússia, na tarde desta sexta-feira, 22. Pelo menos 60 pessoas morreram no ataque ao Centro de Concertos Crocus City Hall, no centro de Moscou, capital Russa.
Vídeo: Reprodução
Conforme o Serviço Federal de Segurança (FSB) da Rússia, homens armados invadiram a casa de shows e abriram fogo contra o público. Além dos mortos, cerca de 145 pessoas ficaram feridas. O local fica a cerca de 20 Km do Kremlin, centro do poder russo.
Cerca de 6,2 mil pessoas eram esperadas para assistir ao show de uma banda de rock. Segundo a imprensa russa, crianças estão entre as vítimas.
Por meio do aplicativo Telegram, o Estado Islâmico publicou que “atacaram uma grande concentração{…} Nos arredores da capital russa, Moscou”. O comunicado afirma que os atiradores “voltaram para suas bases de segurança”.
Segundo o The Washington Post, a Agência Central de Inteligência dos EUA tinha recebido informações sobre a presença de um braço do Estado Islâmico na Rússia. O grupo opera no Afeganistão, no Paquistão e no Irã.
O FSB informou que um grupo de atiradores invadiu o local, matou os seguranças e atirou contra a plateia. Depois, os terroristas explodiram duas bombas, o que incendiou o ambiente. Conforme o Ministério da Saúde da Rússia informou, 145 vítimas foram hospitalizadas, dessas, novem em estado grave.
Esse é o maior ataque terrorista na região de Moscou em 11 anos. Segundo o governo municipal, 70 ambulâncias foram enviadas para atender às vítimas.
Vídeo: Reprodução – Foto: Terra – Fonte: RO