Venezuelanos e Paraguaios recebem Certificados de conclusão do Curso de Formação Português Como Língua de Acolhimento.
Para alguns, não. Entretanto, para a grande maioria dos seres humanos, o fato de ter que viver longe de sua terra natal é um desafio gigantesco. A saudade da Pátria, dos costumes e, principalmente do convívio com familiares e amigos é o que torna esta tarefa, ainda mais difícil.
Além de tudo isso, ainda existe o problema da língua, a qual, possibilita a comunicação, abre portas no mercado de trabalho, negócios, facilita a socialização e torna diferentes povos, mais próximos.
Em Assis Chateaubriand, na noite de sexta-feira (3), no Centro de Convenções (Auditório Municipal) aconteceu uma noite histórica para 16 imigrantes vindos do Paraguai e da Venezuela. Eles receberam o Certificado de conclusão do Curso de Formação Inicial Continuada “Português Para Imigrantes – Português Como Língua De Acolhimento”.
A iniciativa foi idealizada pelo município de Assis Chateaubriand (não atoa) conhecida também pelo nome de cidade Morada Amiga. Por meio da Secretaria de Assistência Social e do Centro de Referência de Assistência Social -CRAS, e pelo Instituto Federal do Paraná – IFPR, tendo como propósitos proporcionar novas oportunidades de participação e atuação autônoma e digna dos Imigrantes na comunidade, por meio da aprendizagem da Língua Portuguesa e dos aspectos socioculturais e políticos do Brasil.
O programa foi lançado em abril de 2022, com o objetivo de contemplar duas turmas. A primeira, de Paraguaios, no Distrito de Encantado do Oeste, e a segunda, de Venezuelanos, na sede do Município.
“O curso permite a inclusão social desses imigrantes que foram acolhidos e inseridos com dignidade, por isso temos que agradecer ao IFPR pela parceria, a qual esperamos que continue, pois temos que avançar”, destacou o prefeito Valtinho.
O Diretor do IFPR – Instituto Federal do Paraná Campos Assis Chateaubriand, Vicente Estevam Sandeski, lembra que “é um momento muito especial e dá um passaporte para a dignidade, aos imigrantes que estão em sempre desejosos em aprender”, assegurou.
Para Maria Dolly Cballero de Magagnin, uma das concluintes do cirso, foi muito bom contar com a vontade de todos e aprender. “Nós, imigrantes paraguaios ficamos muitos felizes em ter tido a oportunidade de aprender a língua portuguesa, por isso agradecemos a todos os envolvidos, ao município de Assis Chateaubriand, ao IFPR, e aos professores. Professor não é aquele que ensina fórmulas e regras, mas sim, que desperta o aluno para a vida”, enfatizou.
O Venezuelano, Francys José Sucre Ruiz, foi outro outro concluinte do curso que fez questão de agradecer aos professores do IFPR, ao município de Assis Chateaubriand e a todos que contribuíram para que o projeto fosse desenvolvido. “Foi um grande e enriquecedor projeto, pois não somente aprendemos outro idioma e crescemos como pessoas, não foi apenas a conclusão de um curso, mas sim, o início de uma nova oportunidade de enfrentar desafios e assim, melhorar nossa qualidade de vida.
Também estiveram presentes na solenidade a primeira-dama Izabel Claro, o vice-presidente da Câmara Municipal, Francisco do Nascimento, o Secretário de Assistência Social, Claudemir Honório da Silva, a Coordenadora de Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, Ana Claudia Melo Meneses, a Coordenadora do Curso de Formação Inicial e Continuada “Português Para Imigrantes – Português Como Língua De Acolhimento” Celina De Oliveira Barbosa Gomes, e os professores Pedro e Michelli.











