Muita tristeza e comoção tomam conta dos moradores da cidade de Luiziana após o falecimento do pequeno Noah.
Faleceu na madrugada da última sexta-feira, 27, Noah Francisco Mamed Alves, de 1 ano e 4 meses, após manchas rochas aparecerem espalhadas por seu corpo.
Conforme informações, a mãe teria levado menino até uma Unidade Básica de Saúde (UBS), em Luiziana, no final da tarde do dia 26, onde fora informada que o filho apresentava manchas pelo corpo. Após ser avaliado, a criança foi encaminhada para um hospital na cidade Campo Mourão, onde, infelizmente, durante a madrugada foi a óbito.
Muita tristeza e comoção nas redes sociais, onde internautas deixam mensagens de apoio aos familiares e lamentam a passagem do pequeno Noah.
SOBRE A DOENÇA
PÚRPURA TROMBOCITOPÊNICA IMUNOLÓGICA
A enfermidade afeta pequena parcela da população e pode acometer qualquer pessoa, independente de raça ou idade. Sabe-se que as mulheres têm maior riso de apresentar TPI do que os homens. Crianças podem apresentar uma forma aguda e autolimitada de PTI (Púrpura Trombocitopênica Imunológica), que geralmente decorre de um quadro infeccioso viral. A PTI não é contagiosa e nem hereditária, ou seja, não é transmitida de pessoa para pessoas, nem de pai para filho.
A PTI é uma doença autoimune, isto significa que, o sistema imunológico exagera seu trabalho, e além de produzir anticorpos contra as infecções, ele também gera anticorpos contra as próprias plaquetas, dessa forma, elas são atacadas pelos anticorpos e prematuramente removidas do sangue.
Não se sabe ao certo o que causa a PTI, mas múltiplos fatores estão provavelmente envolvidos, tais como infecções ou certos medicamento. Alguns casos aparecem após uma infeção viral ou bacteriana, imunizações, exposições a uma toxina, ou em associação com outra doença, tal como lúpus ou HIV.
Foto: Reprodução