Moradora da zona rural de Araucária, na região Metropolitana de Curitiba, Giovana Flores, de 15 anos, vai expor algumas de suas obras em uma galeria anexa ao Louvre, em Paris, durante o mês de outubro.
Um talento despretensioso, desenvolvido como lazer, na sala de casa. Primeiro veio os desenhos simples: cópias das animações da televisão. Depois, retratos do mundo ao redor: paisagens, o campo, os animais e fotografias de celebridades. Foi assim que a aluna da rede estadual de ensino, Giovana Flores, de 15 anos, começou a atividade que em 2023 a levará a expor obras, na França.
Giovana é aluna do ensino médio Colégio Estadual do Campo Joana Gurski; Segundo Annelise Ritter Wiedmer, diretora da instituição, o talento de Giovana era evidente já desde os primeiros anos do ensino fundamental. “Quando ela estava no sexto ano, vinha bater papo comigo na secretaria. Levava desenhos, e eu a incentivava. Lembro a primeira vez que ele conseguiu um álbum para colocar os desenhos. Sempre foi muito autodidata”, afirma.
A mãe de Giovana, Karina Gabriele Flores, 39, bastante surpreendente. “Até então encarávamos como um dom especial, mas também bastante pessoal. Restrito. Ao buscarmos uma curadora, no Rio de Janeiro, para avaliação profissional, o retorno que tivemos nos deixou extasiados”, conta a mãe.
Após avaliar as obras, a curadora identificou potencial e convidou a adolescente para participar da exposição no Museu de Louvre, em Paris, na França.
Até chegar a Paris, a estudante encara o desafio de criar novos desenhos que serão expostos – a exposição será inédita.
Fonte: AEN