O indicativo vai até domingo 24, e alguns cuidados devem ser tomados para amenizar os efeitos.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu uma alerta de “grande perigo” por conta do aumento da onda de calor no Brasil. Ela teve início na segunda-feira 18, e irá atingir pico no fim de semana.
Tida como um fenômeno e incomum para esse período do ano, essa onda de calor requer alguns cuidados adicionais. É importante ter ciência dos riscos à saúde, para que, medidas que protejam do calor excessivo sejam adotadas.
O forte calor reduz a umidade relativa do ar, aumentando assim, os riscos de problemas respiratórios e desconforto. As recomendações do Inmet vão desde ingerir bastante líquido, evitar atividades físicas sob o sol forte, uso de hidratantes para pele, bem como, umidificar o ambiente.
Nove estados estão sob o alerta vermelho até domingo, dia 24. As elevadas temperaturas irão afetar em especial o norte do PR, o oeste de MS, MT, MG, GO, o oeste da BA, o interior do MA e do PI, TO, RO e o sul e o leste do PA.
A previsão do Inmet para a próximo semana é de que, em algumas áreas as temperaturas sejam acima dos 40ºC. Já a MetSul prevê temperaturas ainda mais elevadas, entre 43ºC e 45ºC para alguns locais.
Foto: M. Pretoriano/GC