País bateu recorde de faturamento com embarques agrícolas.
Agropecuária têm excelentes resultados, tanto no mercado interno, como também externo.É o setor que mais cresce na pauta das exportações do Brasil, atingindo um aumento no faturamento com embarques na casa dos 15,7%, em março. No mesmo mês, a receita geral com as vendas ao mercado externo cresceu 11,6%.
As informação fazem parte dos resultados preliminares da balança comercial brasileira. Os dados divulgados pelo governo federal na quinta-feira (1) mostram que de acordo com os números apresentados, a agropecuária brasileira faturou U$S 9,2 bilhões com as exportações realizadas em março. É o maior já registrado para o setor em um mês.
A soja lidera, sendo responsável por quase 90% da receita com embarque de produtores rurais. O grão é o carro-chefe da agropecuária brasileira. O Brasil, atualmente é o maior produtor e exportador global desse alimento.
Amplamente utilizada, tanto na indústria quanto na pecuária, a soja tem sua aplicação industrial que envolve desde a produção de farelo e óleo até o uso como insumo na fabricação de componentes mais complexos, como pasta de dentes e para pneus de carros.
O grão da soja serve de nutrição animal de aves e suínos. A força na produção de soja da agropecuária brasileira é, por exemplo, uma das grandes responsáveis pela liderança do país nas exportações de carne de frango em todo o planeta.
Imagem: Reprodução/Porto de Santos