Alta temperatura aliada a baixa umidade do ar também coloca população em alerta.
Um agricultor, morador da Linha São Jose, interior do município de Quatro Pontes, no Oeste do Paraná registrou a temperatura nesta segunda-feira, 25, através de um anemômetro (aparelho que mede a temperatura, a velocidade do vento e a umidade relativa do ar)
O produtor rural, fazendo uso do dispositivo, fez três registros, de três formas diferentes para chegar aos números apresentados.
Primeiro ele colocou o aparelho sobre as pedras britas no quintal da residência, em um espaço aberto e com bastante ventilação – o resultado foi: 49.3ºC de temperatura e 22% de umidade relativa do ar.
Após um tempo, ele colocou o medidor a uma distancia de mais de 1,5 metros do solo, onde também haviam correntes de vento no local e, o resultado obtido ficou em: 48.3ºC de temperatura e 21% de umidade relativa do ar.
Na terceira vez, o anemômetro foi colocado em meio às plantas ornamentais no quintal da casa, ali, também ventava, e mesmo assim, 46.7ºC foram registrados e a umidade do ar ficou em 22%.
Das três maneiras usadas para medir o calor, é a que registrou menor temperatura ainda mostrou números preocupantes. Pois, além de já ter feito o plantio da soja, o tempo seco e a alta temperatura colocam o produtor rural em alerta, já que, segundo ele, caso demore a chover, sua lavoura estará em risco.
Além das lavouras, a preocupação com a saúde também deve ser observada; As recomendações à população são: beber muita água, preferir comida leve, principalmente frutas e legumes, evitar alimentos gordurosos, usar roupas leves, de preferência de cores claras, e evitar a exposição direta ao sol, em especial nos horários entre às 10h e às 14h, usar protetor solar, diminuir os esforços físicos, usar chapéus e óculos escuros e proteger as crianças com chapéu de abas.
Fotos: Joelcio Becker