Objetivo principal é a destruição das estruturas utilizadas para atividades ilegais voltadas a pesca predatória, caça ilegal, tráfico de drogas, armas e contrabando.
Visando combater os crimes fronteiriços cometidos às margens do Lago de Itaipu, a Policia Ambiental do Paraná e a Itaipu Binacional realizaram conjuntamente, no último dia 26 de junho uma operação que resultou na destruição de vários acampamentos às marges do lago.
Durante a ação foram realizados patrulhamentos aquáticos e terrestres, nos quais foram abordados e fiscalizados alguns locais suspeitos. A destruição dos acampamentos é considera crucial para desmantelar essas práticas ilegais e garantir a preservação desse importante ecossistema.
De acordo com a Polícia Ambiental, cinco acampamentos foram destruídos, o que resultou na desarticulação de pontos de atividades criminosas – um vasto material e lixo oriundos das destruições foram recolhidos, o que contribui para a limpeza e preservação e a preservação do lago e seu entorno.
Foram realizados ao todo, cerca de seis horas de patrulhamento aquático, o que garantiu a ampla cobertura e segurança nas águas do Lago de Itaipu – Com empenho e dedicação no combate aos crimes ambientais e fronteiriços, equipes terrestres percorreram e realizaram patrulhamento em cerca de 410 quilômetros.
Essa operação conjunta entre Polícia Ambiental do Paraná e Itaipu Binacional reforça o compromisso com a proteção ao meio ambiente e com a segurança na região. A preservação desse importante patrimônio natural é de fundamental para a manutenção da biodiversidade e a qualidade de vida das comunidades locais.
Fonte/Imagens: Polícia Ambiental