A tecnologia utilizada é a da gigante Starlink, empresa do bilionário Elon Musk, que também é usada pelas maiores Forças Armada do planeta.
A Polícia Civil do Paraná (PCPR), em parceria com a Polícia Militar, lançou, nesta quinta-feira (12) o projeto “Polícia e Comunidade Conectadas” na comarca de Marmeleiro, abrangendo os municípios de Marmeleiro, Renascença e Flor da Serra do Sul. A iniciativa consiste na instalação de antenas Starlink em viaturas, permitindo comunicação ininterrupta via internet por satélite, mesmo em áreas remotas ou sem cobertura de sinal.
O projeto pretende garantir conexão contínua entre as forças policiais e a comunidade. A tecnologia permite comunicação em tempo real, acesso remoto a sistemas de inteligência e maior agilidade no atendimento de ocorrências.
Conforme a delegada da PCPR Suellen Andressa Pagno, a iniciativa busca solucionar problemas de comunicação enfrentados em áreas rurais e rodovias.
PUBLICIDADE
O financiamento das mensalidades do serviço será realizado pelos Conselhos Municipais de Segurança dos três municípios, com apoio de cooperativas de crédito, comerciantes locais e moradores da zona rural. Essa colaboração reflete o engajamento da comunidade com a segurança pública, reforçando o conceito de policiamento comunitário.
“A tecnologia Starlink é essencial para superar as barreiras geográficas da região e oferecer um atendimento eficiente. O sistema aumenta a segurança dos policiais e a eficácia no atendimento de emergências”, explica.
A cerimônia contou com a presença de representantes da segurança pública, lideranças locais e autoridades regionais, como o tenente-coronel Pitz, a juíza Renata Matos Fidalgo e o promotor Arthur Jonas Mendonça e Araújo. O projeto, inédito no Paraná, simboliza o avanço tecnológico e a cooperação entre a comunidade e as forças policiais para melhorar a segurança na região.
Fotos/Fonte: PCPR