Mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Formosa do Oeste e em Guaíra; envolvidos teriam movimentado mais de R$ 2,6 bilhões.
A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta quarta-feira, 30, a Operação Apókrypsi, a qual tem o objetivo de combater a lavagem de dinheiro proveniente do contrabando de agrotóxicos na região de fronteira.
Conforme apontam as investigações, a organização criminosa utilizava táticas para disfarçar e ocultar a origem dos recursos, inclusive com a criação de negócios fictícios envolvendo imóveis, empresas de fachada e a utilização de empresas legítimas para movimentar recursos ilícitos, além de veículos de transporte.
PUBLICIDADE
A operação é resultado de uma aprofundada apuração, e foi fundamentada em análises financeiras e patrimoniais dos envolvidos, que nos últimos anos teria movimentado mais de R$ 2,6 bilhões. De acordo com a PF, as evidências fiscais complementaram as evidências, demonstrando o uso de múltiplas empresas para dispersar e esconder os lucros ilícitos.
A PF tem como foco da recuperação de ativos financeiros, identificar e apreender os valores relacionados à prática de crimes, visando não apenas reparar os danos aos prejudicados, como também reverter ao Estado os ganhos obtidos por meio de atividades delituosas.
Dois mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Formosa do Oeste e um em Guaíra, no Paraná. Além disso, houve ainda bloqueios judiciais de diversos bens dos investigados, incluindo contas bancárias, imóveis residenciais e comerciais, além de embarcações.
Fotos/Fonte: PF