Previsão é de ventos intensos, entre 30 e 60 km/h, e queda de granizo em algumas regiões.
Um grave alerta foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) nesta segunda, 30, com grau de perigo para o Rio Grande do Sul. Segundo o Inmet, existe a previsão de que em algumas regiões do estado as chuvas cheguem entre 30 e 60 milímetros por hora (mm/h) ou 50 e 100 milímetros por dia (mm/dia). O alerta ainda indica que os ventos podem atingir entre 60 e 100 km/h e vir acompanhado de granizo.
O boletim alerta também para o risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos. As áreas mais afetadas de acordo com o aviso são: o Sudoeste e o Sudeste do Rio Grande do Sul, a Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPO), o Centro Ocidental e Oriental gaúcho, além da região Noroeste do estado.
PUBLICIDADE
Atualmente, 55 cidades do Rio Grande do Sul são afetadas pelas chuvas que atingem o território gaúcho desde o último dia 21. A Defesa Civil do Rio Grande do Sul divulgou o boletim às 16h, o qual indica acumulados de chuva poderão variar entre 30 a 80 mm sobre áreas da Campanha, Sul, Costa Doce, Noroeste, Norte, Nordeste e Serra. Nas demais regiões, os acumulados devem ser inferiores a 25mm.
É previsto para a madrugada desta terça-feira, 1º, uma frente fria que começa avançar pelo território gaúcho. O fluxo de calor e umidade vindos no Norte do País, irá se intensificar ainda mais, favorecendo a formação de temporais, com descargas elétricas e eventual queda de granizo.
Na Campanha, Sul e Costa Doce, os acumulados podem chegar entre 30 e 80 mm/dia, sendo que, nas demais regiões ficam abaixo de 25 mm/dia. As rajadas de vento associadas aos temporais, podem passar dos 80/km/h.
Foto: Reprodução