Cenário mostra que a maioria dos eleitores de Assis Chateaubriand devem eleger pela terceira vez o maior responsável pela grande transformação do município.
Acontece no próximo domingo, 6 de outubro, o primeiro turno das eleições municipais de 2024, onde, naqueles municípios com até 200 mil eleitores (as), haverá apenas um turno e o resultado que definirá os eleitos serão divulgados no mesmo dia. Em Assis Chateaubriand, no oeste do Paraná, município que conta com cerca de 27,5 mil eleitores, a expectativa é grande em torno do candidato representante da situação Marcel Micheletto (PL).
Caso seja novamente eleito, esta será a terceira vez em que o agora deputado estadual licenciado vence a eleição na Cidade Morada Amiga. Em 2012, concorrendo com dois outros candidatos, Micheletto foi eleito prefeito de Assis Chateaubriand pela primeira vez, conquistando 73,07% dos votos (14.675) do total de 20.083 votos válidos – em 2016, em sua segunda eleição, após se destacar por conta do trabalho realizado à frente da gestão municipal, não houve sequer oposição naquele ano (primeira vez na história o município). Nesta eleição, 4.539 eleitora não votaram, sendo que, 1.360 deles votaram em branco e, 2.550 anularam seus votos.
CONFIRA OS NÚMEROS OFICIAIS DAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE 2012 E 2016 QUE ELEGERAM MARCEL MICHELETTO
ELEIÇÕES MUNICIPAIS 2012 EM ASSIS CHATEAUBRIAND-PARANÁ
Eleitores aptos: 24.683 – Total de votos apurados: 21.268 – Votos válidos: 20.083 (94,43%) – Votos em branco: 488 (2,29%) – Votos nulos: 697 (3.28%) – Abstenções: 3.415 (13,84%).
ELEITO: Marcel Micheletto – 14.675 votos (73,07% votos válidos) – Regina Maura: 3.156 votos (15,71%) – Fabrício de Brito: 2.252 votos (11,21%).
ELEIÇÕES MUNICIPAIS 2016 EM ASSIS CHATEAUBRIAND – PARANÁ
Eleitores aptos: 25.785 – Total de votos apurados: 21.246 – Votos válidos: 17.336 (81,60%) – Votos em branco: 1.360 (6,40%) – Votos nulos: 2.550 (12%) – Abstenções: 4.539 (17,60%).
Eleito: Marcel Micheletto – 17.336 votos (100% votos válidos).
PUBLICIDADE
Diante do cenário apresentado anteriormente nas duas eleições em que concorreu ao cargo de prefeito, a expectativa de apoiadores de Marcelo Micheletto (PL), que também conta com o apoio do governador do Paraná Ratinho Junior (PSD), do ex-presidente da república Jair Bolsonaro (PL), do deputado federal Fernando Giacobo, que também é o presidente estadual do Partido Liberal (PL) no Paraná, do deputado federal Sergio Souza (PMDB) e outros políticos de peso, é que, o nome forte do deputado estadual mais votado no oeste do Paraná, mais uma vez seja eleito prefeito de Assis Chateaubriand.
Além do apoio pesado, outro fator favorável ao candidato Micheletto é a grande mudança pela qual Assis Chateaubriand vem passando durante as suas duas primeiras gestões como prefeito, e que, se acentuou ainda mais quando, ao ser eleito duas vezes deputado estadual, se transformando em um dos líderes do governo Ratinho Junior, refletiu de forma estrondosa e ostensiva por todo o município chateaubriandense.
Ao colocar no papel as inúmeras obras realizadas pelo atual grupo político à frente da gestão pública de Assis Chateaubriand, fica clara e evidente a força política de Marcel Micheletto que, por meio da parceria com o governo do estado, fez com que milhões fossem investidos em vários setores do município e, com isso, a Assis Chateaubriand que antes ia até Curitiba com o pires na mão pedido ajuda para que alguma obra fosse iniciada na cidade.
Hoje, como muitos dizem, inclusive o próprio governador, Marcel Micheletto tem as chaves do Palácio Iguaçu, e, portanto, pelo que o mesmo representa na política do estado e, principalmente, fazendo parte desde o início de um projeto ambicioso e gigantesco do governador Ratinho Junior, Micheletto, se eleito como tudo indica, poderá causar uma revolução em termos de obras estruturais, tanto na área da saúde, do ensino, na área social, da segurança pública, de lazer, da economia do município e de outros setores.
Ao enumerar os feitos por esta gestão apoiada por Micheletto, é fácil de se prever que, Assis Chateaubriand se encontra muito próximo de assumir outro patamar. Por conta do que já foi feito no município de 2013 até aqui, a Cidade Morada Amiga se mostra prestes a entrar para a história, onde, o crescimento populacional e a chegada de novas empresas que geram empregos e qualidade de vida a milhares de munícipes, é o reflexo de uma administração voltada a conquistar cada vez mais a tão merecida pujança.
Quem aqui vive há pelo menos 12 anos sabe; as mudanças são visíveis em qualquer canto se ande. Ao contrário de alguns poucos negacionistas, inclusive aqueles que parecem pensar que política é uma aventura no “parquinho”; o que demonstram os números e os feitos desse grupo capitaneado por candidato Marcel Micheletto é que, mais uma vez, as urnas devem “falar”, e o que elas poderão “dizer” é o que já “disseram” em 2012 e em 2016.
Foto: Mauro Preoriano/GC