O presidente parece desconhecer que o fato, ou se esqueceu que os bovinos são sagrados para a principal religião da Índia.,
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que “reza todos os dias” para que os indianos voltem a comer carne. A fala do petista se deu durante o Fórum Empresarial Bolívia-Brasil, realizado em Santa Cruz de La Sierra, no último dia 9.
A declaração do atual presidente foi feita durante um discurso sobre os avanços tecnológicos na genética agropecuária. Ao justificar sua fala, Lula afirmou que o Brasil possui meios necessários para “alimentar o mundo”.
Além dos bovinos serem sagrados naquele país, a vaca é reverenciada por fornecer o leite e os seus derivados. A veneração é tão forte que reflete em algumas práticas cotidianas e leis que protegem os bovinos. Em vários estados indianos, matar vacas é proibido.
Lula e sua mulher, Janja, estiveram na índia em 2023 para uma reunião do G20. Esta teria sido a 13ª viagem internacional de Lula desde que ele tomou posse para seu terceiro mandato à frente da presidência da República.
O governo federal pagou R$ 330 mil para alugar umas “salas de apoio” no local. Além disso, o presidente e a primeira-dama se hospedaram no luxuoso hotel Taj Palace, que custou quase R$ 2 milhões aos pagadores de impostos do Brasil. Segundo dados do Portal Transparência, uma comitiva, cujos nomes ainda não foram divulgados, acompanhou o casal.
Foto: Arquivo pessoal – Fonte: JCO