Trabalho de proximidade do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária também tem sido de grande importância na forma de como os alunos veem a Policia Militar.
Um vídeo chamou a atenção de internautas nesta sexta-feira, 22, onde um policial militar que atuava em frente à unidade de ensino é cumprimentado e abraçado por alunos da rede pública de ensino fundamental. O militar, pertencente ao Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC) da Polícia Militar do Paraná, retribuiu o gesto de interação e carinho dos alunos e o registro ocorreu no município de Ponta Grosa.
O militar que aparece no vídeo, acompanhado da Soldado Juliana Pereira de Carvalho, é o 3º Sargento Fernando Sdlak. Ele iniciou a carreira na Polícia Militar do Paraná em 2001 e passou por diversas unidades e funções, antes de integrar o efetivo do BPEC. Com 24 anos de serviço ativo, ele atuou na antiga Companhia de Polícia de Choque (Cia. P. Choque) e nas Rondas Ostensivas de Natureza Especial, hoje BPRONE. Em 2006, o Sargente Sedlak se mudou para Ponta Grossa e passou a integrar o 1º Batalhão de Polícia Militar, onde atuou na Rádio Patrulha, ROTAM, entre outras atividades. Militar de perfil operacional, atua no BPEC desde o final do ano passado e teve a sua interação com os alunos da rede pública enautecida pelo registro da manhã de hoje.
Sobre o dia a dia nas instituições estaduais de ensino, o Sargento Sedlak destacou a importância da integração policial, especialmente devido à sua vasta experiência na parte operacional, lidando diretamente com a população e o enfrentamento à criminalidade. Ele ressaltou a maneira positiva com que os alunos veem a polícia, nos dias atuais. “Há cerca de 10 anos, as crianças ainda pareciam ter medo das viaturas policiais, talvez por uma cultura familiar de associar a presença policial a algo negativo. Isso mudou hoje em dia”, afirmou o Sargento.
O militar ainda destacou que crianças e´pressam o desejo de se tornar policiais no futuro. Ele destacou o impacto positivo de iniciativas como o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), que ajuda a criar uma relação próxima entre as crianças e a PMPR. “O fato de as crianças nos enxergarem como exemplo é significativo, mesmo que ainda não compreendam totalmente o que a profissão de policial envolve”, finalizou o militar.
SOBRE O BPEC – O Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC) da Polícia Militar do Paraná (PMPR) é uma unidade que visa promover a segurança das escolas e da comunidade escolar, através da presença ostensiva da polícia e do estreitamento dos laços com a comunidade. O BPEC atua de forma preventiva, para prevenir a violência e o uso de drogas entre estudantes. Além disso, o batalhão busca criar uma relação de confiança entre a polícia e a comunidade, para que juntos possam promover um ambiente mais seguro e saudável para todos.
Vídeo: Comunicação Social da PMPR