Durante ação da Polícia Civil e Ipem-PR, cinco postos foram autuados: um em Assis Chateaubriand, um em Céu Azul e três em Toledo.
Uma operação conjunta da Delegacia de Crimes contra a Economia e Proteção ao Consumidor (Delcon) da Polícia Civil com o Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (Ipem-PR) encontro irregularidades em cinco postos de combustíveis em três cidades da região Oeste do Paraná: Assis Chateaubriand, Céu Azul e Toledo.
Deflagrada entre 20 e 23 de fevereiro, a operação contou ainda com o apoio do Ministério Público do Paraná (MPPR), da Receita Estadual, do Instituto Água e Terra (IAT) e da Agência Nacional do Petróleo (ANP).
Três postos foram autuados em Toledo, um em Céu Azul e um em Assis Chateaubriand. Em todos esses estabelecimentos, os fiscais encontraram irregularidades em ao menos uma bomba de combustível. Todos foram autuados – o valor das multas será definido pelo Departamento Jurídico do Ipem-PR conforme grau da irregularidade.
Entre as irregularidades encontradas, uma delas é a oposição à fiscalização em um dos estabelecimentos, que não apresentou as chaves para a abertura das bombas; violação do plano de selagem, mangueira da bomba em mau estado de conservação; medida de volume com verificação vencida, bomba sem fixação e sem inscrições obrigatórias; e erros em prejuízo ao consumidor.
Em um dos estabelecimentos (em Toledo), dois bicos de bombas estavam entregando menos produto do que o valor pago pelos consumidores. A cada 20 litros, a diferença chegou a aproximadamente 850 ml em um dos bicos e 900ml no outro. Os bicos foram interditados e seus componentes eletrônicos apreendidos para a perícia.
Outro posto foi notificado por abandonar o plano de selagem da bomba, o que permite acessos aos componentes internos do equipamento, possibilitando adulterações.
Foto/Fonte: AEN