Ventos chegaram a 70 Km/h derrubaram árvores e destelhou casas na cidade do Norte Catarinense.
A suspeita é de que tenha sido uma microexplosão que atingiu a cidade de Jaraguá do Sul, no norte de Santa Catarina, na última terça-feira, 13. Segundo a Defesa Civil, os ventos chegaram próximo dos 70 Km/h.
Veja o vídeo
O temporal iniciou por volta das 14h, momento em que uma nuvem gigante se aproximou da cidade, deixando assustados os moradores. Conforme o que foi informado pela Defesa Civil estadual, em Jaraguá do Sul, as rajadas de vento chegaram a 69,3 Km/h, e o acumulado de chuva registrou 17,6 mm.
Por conta do temporal, cerca de 10. 700 unidades consumidoras de energia elétrica tiveram o fornecimento interrompido.
“Por esta imagem, parece ter sido uma tempestade bem localizada. A precipitação está caindo toda sobre uma região. É possível, mas não podemos confirmar, que tenha ocorrido uma microexplosão”, disse o meteorologista Fernando Rafael, da Defesa Civil/Epagri.
Uma análise detalhada das imagens de radares deve conforme o fenômeno. “É caracterizado por uma corrente de ar que desce dentro da nuvem com a chuva e, quando ela chega à superfície, essa rajada de vento se espalha para todas as direções”, explicou o meteorologista.
“Não tivemos dados de rajadas de vento tão intensas que possam ser combatíveis com microexplosão, mas como foi uma tempestade, a princípio não ter sido tão intensa, foi forte e causou ocorrências de queda de árvores e destelhamentos, é possível, continuou.
Foto/Vídeo: Reprodução/registrados por moradores – Fonte: ND+