Redes sociais terão papel fundamental na hora da escolher em qual candidato o eleitor irá votar.
Faltando exatos sete meses para o registro de candidaturas ao cargo de prefeito (a) e vice, além de vereadores (as) nas eleições municipais no Paraná, Assis Chateaubriand, no oeste do estado, vive a expectativa de quais nomes serão anunciados como postulantes aos respectivos cargos.
De forma oficial, até este momento nenhum par (candidato a prefeito e vice) ainda foi anunciado, porém, alguns prováveis nomes surgem em conversas em grupos por meio de aplicativos de redes sociais, após a tradicional “pelada” de futebol entre amigos e, durante o churrasco de final de semana com familiares.
Fato é que, ao que parece, muita coisa ainda precisa ser definida, tanto de um lado, quanto do outro, já que, um passo em falso pode significar não apenas a derrota nas urnas, como também a chance de ver opositores se consolidar no poder, ou mesmo, a perda deste mesmo poder para alguém que pela primeira almeja um lugar ao sol, na política do município, ou quem sabe, a retomada do cargo, por parte de alguém que outrora esteve à frente da gestão municipal.
Até o momento, nada está descartado e a composição dos pares que estarão na disputa dos cargos do Poder Executivo da Cidade Morada Amiga, assim que anunciada de forma oficial, poderá revelar grandes surpresas ao eleitorado chateaubriandense.
Um fato que não se deve e não pode ser esquecido é que, o prefeito de Assis Chateaubriand Valter Aparecido Souza Correia (Valtinho) terá pela frente um ano inteiro até completar seu primeiro mandato à frente do executivo municipal e, isso pode ser um fator determinante para os rumos das eleições no município, já que, ainda não é possível cravar se Valtinho irá ou não vir como candidato à reeleição. Caso saia candidato, o atual prefeito terá o apoio do atual grupo político do qual faz parte? De forma extraoficial, há que diga que não, inclusive, conforme dito por aqueles que fazem tal afirmação, a questão teria relação com interesses políticos de líderes do grupo e, não estaria relacionada a algo que desabone o atual prefeito.
NOVO GRUPO
Um novo grupo poderá ser formado, inclusive, contando com o apoio de deputados estaduais e federais para apoiar Valtinho em caso da tentativa de reeleição do atual prefeito? Há que diga que sim, porém, tudo, ainda não passa de suposições.
OPOSIÇÃO
Também de forma extraoficial, a oposição ao atual grupo político que detém o poder em Assis Chateaubriand deve vir forte neste ano e, ao que tudo indica irá contar com apoio pesado de deputado federal. Além disso, a junção da união juventude-renovação-experiência pode fazer a diferença e conquistar o eleitor na hora do voto. Ao que parece, a oposição não seria ao atual prefeito, mas sim, ao modo de como o atual grupo político detentor do poder em Assis Chateaubriand conduz a política local.
Existe ainda, mesmo que remota, a chance de ocorrer a união entre a oposição e o atual prefeito? Não se sabe, mas, diante do que o tabuleiro político poderá apresentar no decorrer de 2024, nada deve ser descartado, ou cravado, afinal, o jogo político é complexo, envolve uma série de detalhes que pode passar desapercebido do eleitor, principalmente aquilo que acontece nos bastidores do poder e que, normalmente não é divulgado.
REDES SOCIAIS
Muito utilizada, as redes sociais terão mais uma vez um papel fundamental antes e durante a campanha eleitoral de 2024. Diferentemente do passado, onde, por meio de comícios e propagandas eleitorais no rádio e na televisão, elas não são de uso exclusivo dos candidatos. A população tem em suas mãos esta poderosa ferramenta, na qual pode se informar, repassar informações, divulgar novos fatos, debater, opinar e claro, cobrar, por meio de comentários e mensagens nas redes sociais do próprio candidato.
De oficial até agora, nada. Mas é bom ir ficando atendo aos movimentos que cada possível candidato realiza, afinal, isso pode ser útil e esclarecer algumas dúvidas, mesmo faltando quase sete meses para o início da votação, até por que, o voto é algo muito sério e o eleitor precisa escolher bem em quem irá depositar sua confiança para gerir o município nos próximos quatro anos.