Argentinos de Bahia Blanca, cidade atingida por tempestade com rajadas de ventos de 190 km/h, interagiram e deixaram relatos emocionantes em uma das redes sociais (Facebook) da Gazeta Chateaubriand – 13 pessoas morreram e várias ficaram feridas durante a tragédia na madrugada de sábado para domingo, 17.
A cidade costeira de Bahia Blanca, na Argentina, foi devastada por uma tempestade, com rajadas de ventos que chegaram a 190 km/h. Árvores, postes, fiação elétrica, carros, supermercados, casas e outras edificações foram parcialmente destruídas pela força dos ventos. No aeroporto, a estrutura sofreu sérios danos, passageiros viveram momentos de pânico e uma avião de grande porte foi arrastado de um lado para outro, provocando um caos logístico, já que, além dos estragos, voos foram cancelados. Algo sem precedentes que custou a vida de 13 pessoas, além dezenas feridas, várias delas, em estado grave.
No local onde ocorria um evento ao ar livre, cenas impactantes foram registradas em meio à correria e o pânico generalizado do público presente, um grande e pesado palco foi levantado pelas fortes rajadas de ventos, resultando na destruição do mesmo, e de toda a estrutura montada para o evento, além de várias pessoas feridas.
A situação de Bahia Blanca tornou-se tão caótica que o governo local precisou mobilizar recursos para enfrentar a situação e, declarar estado de emergência e, fala-se em solicitar assistência nacional e internacional.
Na tarde desta segunda-feira, 18, uma internauta argentina, moradora de Bahia Blanca, informou que estavam sem energia elétrica e quase sem sinal de internet.
Bahia Blanca está localizada às marges do Oceano Atlântico, na província sudoeste, distante cerca de 650 km de Buenos Aires. A cidade possui um importante porto marítimo, é também um importante centro comercial e de transbordo, responsável pelo grande comércio de grãos e de lã da região sul da província de Buenos Aires. O município é um dos maiores produtores industriais de soja. A população de Bahia Blanca é de cerca de 365.000 moradores.
Vídeo/Fotos: Reproduções