73% dos estudante brasileiros estão abaixo do considerado “mínimo” de conhecimento na área
Foram divulgados na última terça-feira, 5, os resultados do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) 2022 e o baixíssimo nível de desempenho dos estudantes brasileiros em matemática é alarmante.
O Pisa avalia a cada três anos como está a educação nos países nas áreas de matemática, leitura e ciências. Em cada edição, uma destas áreas é enfatizada no questionamento com mais perguntas. No Brasil, a pesquisa é feita pela OCDE e, é aplicada pelo Inep. Ao todo, 81 países foram avaliados. Participaram do estudo no Brasil 10.798 estudante de 599 escolas da rede pública e privada.
O perfil dos participantes do Pisa 2022 no Brasil:
73,1% dos estudantes da rede estadual – 81,9% dos matriculados no ensino médio – 96,5% das escolas em áreas urbanas – 76,4% das escolas localizadas no interior
Resultados
Conforme o resultado do PISA 2022, o Brasil atingiu a pontuação de, 379 em matemática, contrastando com a média dos países da OCDE, que foi de 479. Quanto ao desempenho, a escala vai de de 1 a 6, sendo que 2 é considerado o nível “básico” de conhecimento e, abaixo dele, é um resultado insatisfatório. Considerando isso, 73% dos estudantes brasileiros ficaram abaixo do mínimo (nota 2), enquanto os países da OCDE possuem apenas 31% de jovens na mesma faixa. Considerando o ranking geral nesta área, o Brasil ficaria entre a 62ª e 69ª posição.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, Ministério da Educação, Organização Anísio Teixeira (Inep) e Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) divulgaram os resultados.
Foto: Ilustrativa