Investigação teve início ainda em 2019, quando, 168 kg de maconha, enviados para Joinville, em Santa Catarina, por meio de transportadora, foram apreendidos.
A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quarta-feira, 29, a Operação Cannabis Express, visando desarticular grupo criminoso especializado, segundo a PF, em tráfico internacional de drogas e contrabando de cigarros.
Ao todo, 5 mandados de busca e apreensão foram cumpridos na cidade de Santa Helena e, nas localidades de São Clemente e Vila Celeste – cerca de 21 agente federais participaram da ação.
Durante as investigações, iniciadas em novembro de 2019, após uma apreensão de drogas, verificou-se que o referido grupo criminoso internalizaria os ilícitos por meio do Lago de Itaipu, através de portos clandestinos na região de Santa Helena, no oeste do Paraná. Ainda, segundo as investigações, o grupo teria relação com outras ocorrências como, tráfico internacional de drogas e também, cigarros contrabandeados do Paraguai.
Durantes estas ocorrências, 3 indivíduos acabaram presos e, cerca de 300 kg de maconha e 3 veículos utilizados para o transporte dos ilícitos, foram apreendidos.
O nome da operação faz referência ao modo utilizado pelo grupo criminoso, para o envio de maconha por meio de empresas de transporte.
Os investigados, que, supostamente cometeram os crimes de tráfico internacional de drogas e associação para o tráfico internacional, assim, como, contrabando. Se forem condenados, poderão receber pena de até 46 anos de reclusão, cada um.








Fotos/Fonte: PF
