Moradores haviam sido evacuados de suas casas depois que fendas começaram a aparecer no chão do bairro
A cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, considerado um dos pontos turísticos mais visitados do país, vive um momento de tensão depois que rachaduras começaram a aparecer na pavimentação das ruas e no chão do bairro Três Pinheiros.
Um prédio desabou na manhã desta quinta-feira, 23, porém, ninguém se feria, já que, desde o último domingo, 19, moradores haviam sido retirados do local.
O prédio que caiu ficava em cima de um morro e, devido à instabilidade do terreno, já era dado como condenado. Sua implosão não foi realizada devido ao risco de causar maiores danos.
Localizado em uma encosta, no Vale do Quilombo, em uma área verde de até 850 metros de altura, e a cerca de 10 minutos do centro da cidade. O Residencial Carolina é cercado por pousada e hotéis de luxo. O Lago Negro, um dos pontos turísticos de Gramado, fica a cerca de duas quadras de onde o prédio desabou.
Assista ao vídeo:
Conforme a prefeitura de Gramado, 31 pessoas estão em um abrigo improvisado no ginásio de uma escola, e o restante, em casa de familiares e conhecidos.
Desde a última quarta-feira, várias rachaduras surgiram em algumas ruas da cidade. O Serviço Geológico do Brasil realizou avaliação dos bairros Três Pinheiros e Planalto, além de outros locais, onde, segundo a prefeitura, existe o risco de queda de barreiras.
A prefeitura de gramado aguarda o relatório que irá direcionar para a tomada de decisão do município e, ainda, ressalta que “a instabilidade do solo continua, e o episódio do colapso é apenas uma das situações de rico”. Por isso, o local onde o prédio se encontrava e o bairro Três Pinheiros seguem isolados.
Foto: Reprodução
Vídeo: Reproduções – Edição: MP/GC