Encabeçada pelo deputado Marcel Van Hattem (Novo-RS) parlamentares contrários ao governo Lula se unem para “arrancar” Moraes do STF.
O deputado Marcel Van Hattem (Novo-RS) coleta assinaturas com outros deputados da oposição afim de apresentar um pedido de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes, do Superior Tribunal Federal (STF).
A ação ocorre depois que Clerison Pereira da Cunha (Clezão), morreu. Ele estava detido no Complexo Penitenciário da Papuda, do Distrito Federal (DF), por ser suspeito de participação nos atos de vandalismo, no dia 8 de janeiro, nos prédios dos Três Poderes.
Clezão morreu na última segunda-feira, 20, após sofrer um “mal súbito” durante o banho de sol. Em setembro, a Procuradoria-Geral da República se manifestou favorável à liberdade provisória dele, no entanto, o pedido sequer chegou a ser analisado pelo STF. Moraes é o relator do caso.
Parlamentares denunciam Moraes por “crime de responsabilidade”, previsto em Lei número 1.079/1950. Conforme os deputado e senadores, Moraes “desídia no cumprimento dos deveres do cargo de ministro do STF, devendo ser julgado por crime de responsabilidade”. Ainda, segundo os parlamentares, ao menos, sete outros casos de presos do 8 de janeiro, que o Ministério Público Federal se manifestou pela soltura, mas que ainda seguem encarcerados. Até esse momento, ainda não se sabem quantas assinaturas a solicitação possui.
Conforme dito por Van Hattem à Revista Oeste, membros da oposição devem se reunir com Pacheco, na quarta-feira, 22, para entregar o pedido de impeachment de Moraes. O intuito é que o documento tenha celeridade na Casa, ao contrário dos demais pedidos de impeachment, que estão parados no Senado.
Foto: Reprodução