Impulsionadas pela internet, especulações sobre nomes de concorrentes tomam conta de aplicativos de redes sociais.
No campo especulatório, muito se tem falado sobre alguns possíveis candidatos à prefeitura municipal de Assis Chateaubriand. Nas redes sociais, é grande o número de integrantes de grupos de WhatsApp, ou mesmo em conversas entre amigos, dando como certa a candidatura de três frentes na corrida eleitoral chateaubriandense.
CONFIRA A LISTA DE NOMES DE POSSÍVEIS CANDIDATOS A PREFEITO E VICE-PREFEITO
Franciane Micheletto; Alessandro (Zoinho); João Pegoraro; Victor Pestana (Vitinho) não necessariamente nesta ordem- Já, Sobre Valter Souza Correia (Valtinho), atual prefeito de Assis Chateaubriand, a curiosidade é muito grande entre a maioria da população chateaubriandense. Ninguém opina se Valtinho virá ou não candidato à reeleição em 2024.
BUSCA DE APOIO
Ao olhar para o calendário, muitos podem até pensar que as eleições municipais de 2024 estão ainda longe. No entanto, no campo político, as coisas tendem a funcionar de maneiras diferentes do dia a dia da maioria da população que, passa a se interessar por política, apenas, quando está faltando apenas dias ou semanas para a votação.
Mas, para alguns que, mesmo, extraoficialmente, já estão definidos como postulantes às prefeituras e câmaras municipais, a “corrida já começou”, pelo menos para aqueles que não dormem no ponto, que sabem que, eleição não se ganha em apenas um mês ou dois de campanha.
Diferentemente de eleição nacional, a eleição municipal traz algumas pitadas de um tempero bastante particular, principalmente, nas pequenas cidades, onde normalmente, em muitas das vezes, quase todos os moradores se conhecem, assim como, conhecem bem os candidatos e isso, torna o resultado da disputa, quase que uma incógnita.
VOTO TÉCNICO
O voto técnico é aquele, onde, o eleitor faz uma análise de todos os candidatos, e mesmo talvez, este não sendo aquele no qual seu coração manda votar, esse é o escolhido, por representar, na visão desse eleitor, a melhor opção no momento, para estar à frente do seu município. As razões para isso são muitas, entre elas, qual a força que esse candidato tem lá fora, qual o tamanho de sua representatividade política diante do Estado, afinal, é dali que vem as verbas em prol do município, e o que, este poderá agregar, de fato, sendo eleito, afinal, é dali que vem as verbas em prol do município.
VOTO AMIGO
O voto amigo é aquele que, o eleitor decide em votar em um candidato, pelo fato deste ser amigo, ou amigo do seu amigo, e até mesmo devido a este ser alguém popular, alguém carismático, ou simplesmente tachado de “bom moço”, isso, por si só, já atrai bastantes votos.
VOTO DE REJEIÇÃO
O voto de rejeição é um dos mais perigosos e determinantes votos. Ao fazer uso desta opção, o eleitor pode cometer um grande erro, o qual poderá comprometer ao menos por 4 anos a evolução de um município. Ao escolher um determinado candidato, apenas como uma forma de rejeição a este o aquele outro, corre-se o risco de eleger alguém que não seja capaz de governar, ou que, se assim o fizer, poderá ser de maneira ineficaz, podendo significar um retrocesso político, econômico e de infraestrutura neste local.
Mas, o voto de rejeição também pode significar coisas positivas, como, por exemplo, a mudança de algo que não está bom, que precisa melhorar. Às vezes, mudar pode significar, entre outras coisas, a conquista da liberdade, o crescimento e a evolução, seja nas áreas citadas anteriormente, como, econômica, infraestrutura, ou mesmo política. Para isso, é necessário que se tenha nomes disponíveis e capacitados, para que, possam ser, de fato, boas opções.
A Gazeta Chateaubriandense deixa em aberto o espaço para que, quaisquer um dos nomes acima citados se pronuncie sobre o assunto, caso seja de seu interesse.
Foto: Mauro Pretoriano/GC