EUA criticaram a ausência, no documento da diplomacia brasileira, sobre o direito de Israel se defender de terroristas.
O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) vetou a proposta de resolução do governo brasileiro (Lula), que é presidente temporário do órgão, para uma pausa humanitária e assim, fosse entregue ajuda à população na Faixa de Gaza, que sofre em meio à guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas. Os Estado Unidos (EUA), que tem o direto a veto, discordou da proposta do Brasil.
O texto obteve 12 votos de apoio e duas abstenções – Rússia e Reino Unido. No entanto, o poder de veto dos EUA, que é um dos cinco membros permanentes do conselho, derrubou a proposta. Albânia, China, Emirados Árabes, Equador, França, Gabão, Gana, Japão, Malta, Moçambique e Suíça, além do Brasil, votaram a favor da resolução.
“Todos os países tem esse direito a autodefesa”, afirmou a embaixadora dos EUA na ONU, Linda Thomas Greenfield.
O embaixador do Brasil na ONU, Sérgio Danese, manisfestou profunda decepção com o veto norte-americano. ” De novo, o silêncio prevaleceu. Estamos profundamente tristes e decepcionados.
Opinião:
Ao não colocar no documento, o direito de Israel se defender de terroristas, o governo brasileiro, mais uma vez dá um “tiro no pé”. Assim já havia feito, quando, de forma covarde, para não dizer outra coisa, sequer teve a dignidade de se referir ao Hamas como terroristas, quando, vários de seus integrantes invadiram Israel e, além de sequestrar e estuprar, ainda matou cerca de 260 pessoas, inclusive, bebês e cidadãos brasileiros.
O governo brasileiro não pode reclamar, afinal, Lula e seus “aliados” há tempos faz questão de desafiar os EUA, afinal, desde que o mundo é mundo, os americanos combatem o comunismo, e Lula, disse que se sente orgulhoso em ser chamado de comunista. Aliá, Lula e seus amigos ditadores, como Nicolás Maduros, Hugo Chaves e tantos outros espalhados pelo mundo, inclusive o embaixador brasileiro na ONU, deveriam, também, ligar para Wladmir Putin, e pedir que o mesmo cesse a guerra contra a Ucrânia, país que foi invadido pela Rússia, há mais de um ano.
O recado de Biden é simples… Narrativas da esquerda brasileira, não colam com os americanos, e a única coisa que equipara Brasil e Estados Unidos, é a produção de grãos… Se liga Lula.
Fotos: Reprodução