Secretário de Estado do Vaticano diz que ataque terrorista foi desumano, reconhece o direito de autodefesa, mas disse que o mesmo deve respeitar parâmetros.
O cardeal secretário de Estado do Vaticano Pietro Parolin, classificou como desumano o ataque-surpresa realizado por integrantes da organização terrorista Hamas contra Israel no último sábado,7, que deu o ponta-pé inicial ao conflito.
“O ataque terrorista realizado pelo Hamas e outras milícias no último sábado contra milhares de israelenses é desumano”, disse Pietro em entrevista ao Vatican News. “A Santa Sé expressa sua total e firme condenação. Além disso estamos preocupados com os homens, mulheres, crianças e idosos que estão sendo mantidos como reféns em Gaza.”
Cerca de 100 a 150 pessoas foram sequestrada pelo Hamas, que ameaça matá-las a cada contra-ataque israelense. A organização assassinou civis, incluindo mulheres, idosos e bebês, além de violentar mulheres.
Dama mesma forma com que fez o Papa Francisco, durante a audiência de quarta-feira,11, o secretário de Estado do Vaticano disse que Israel tem o direito à autodefesa, mas com “proporcionalidade”. “O atacado tem o direito de se defender, mas a autodefesa também deve respeitar o parâmetro da proporcionalidade.”
Parolin fez uma visita à Embaixada de Israel no Vaticano para expressar solidariedade pelo ataque. Ele defendeu o diálogo entre as partes “para evitar mais derramamento de sangue, como acontece em Gaza, onde há muitas vítimas civis inocentes como resultado dos ataques do Exército Israelense”.
Pedir proporcionalidade em um conflito no qual, terroristas invadiram um país, massacram e mataram mais de 260 pessoas em uma festa rave, não seria o mesmo que uma covarde conivência com o terrorismo que, inclusive matou 40 bebês israelenses?
Talvez Israel deva mesmo usar de proporcionalidade. No entanto, desde que, esta seja: Dividir o número total de terroristas do Hamas por cada israelense morto e, desta forma, varrer a terra, fuzilando sem piedade cada um destes terroristas.
Se o ataque fosse ao Vaticano, seria pedido parâmetro na resposta?
Dialogar com terroristas, somente na cabeça de alucinados e hipócritas.
Fotos: Reprodução