Ministério Público recomenda, Prefeitura Municipal acata e a única grande festa do Município não mais irá acontecer em 2023.
A FESTA
A Expo Assis é uma das maiores, senão a maior festa popular com portões abertos do Paraná. Com cerca de 50 mil pessoas, vindas de várias regiões do Estado, inclusive, do Mato Grosso do Sul, e do Paraguai, presentes em cada noite do evento. A festa se notabilizou e ganho status, isso, graças ao bem localizado e aconchegante Centro de Eventos Ângelo Micheletto, que conta com um amplo espaço para receber o público que sempre prestigia os grandes shows de artistas renomados que, por ali passam.
ÚNICO GRANDE EVENTO ANUAL
A Expo Assis, também é, o único evento de grande porte, realizado no município. Não atoa, parte da população passa um ano, contando os dias para poder, enfim, assistir aos shows, levar os filhos para se divertirem no parque de diversão, tentar tirar uma foto com algum artista e, aproveitar ao máximo a única oportunidade que eles tem de viver algo diferente.
CADA CENTAVO GUARDADO GASTO E, A FRUSTRAÇÃO REPENTINA
Não são poucos os casos em que, pessoas, de baixo poder aquisitivo passam o intervalo entre uma Expo Assis e outra, economizando seu suado dinheiro, para que nesta época, possam ir a alguma loja, comprar roupas, calçados, perfumes, e também, reservam alguns trocados para poder beber um refrigerante, uma cerveja, ou mesmo comer algo em alguma barraca da festa junto da família – A sensação daqueles que já foram às compras é de frustração.
COMÉRCIO DEIXA DE ARRECADAR
Além das empresas que colocam seus produtos em exposição na festa. Também, o comércio do dia-a-dia deixa de arrecadar devido ao cancelamento da Expo Assis 2023, já que, muitos clientes deixam para comprar nos últimos dias que antecedem à festa.
OS PREJUÍZOS NÃO PARAM
Hotéis, mercados, distribuidoras de bebidas, lojas de roupas, salões de beleza, postos de combustíveis, instituições voltadas ao trabalho social, hospital, entre outros, deixarão de arrecadar.
A PERGUNTA QUE FICA
Tudo o que foi feito em edições anteriores da Expo Assis, onde grandes artistas também passaram por aqui, basta lembrarmos de Leonardo, Luan Santana, Maiara & Maraísa, Fernando & Sorocaba, Eduardo Costa e tantos outros, inclusive, com cachês, talvez, muito superiores à estes que aqui iriam se apresentar em 2023, sem que nada e nem ninguém ao menos cogitasse cancelar a festa. Qual a diferença dos outros, para este ano?
“EXPLICAÇÕES”
Através de uma mensagem de vídeo, o prefeito de Assis Chateaubriand Valter Souza Correia anunciou na noite desta terça-feira,3, que a Expo Assis 2023 está cancelada.
Segundo o prefeito, o Ministério Público enviou na última sexta-feira (1º) uma recomendação administrativa ao poder executivo do Município, a qual trazia alguns apontamentos sobre a Expo Assis 2023, onde algumas questões administrativas teriam que ser feitas, as quais, de acordo com Valter Correia, não teria tempo hábil para acatar – o prefeito não informou quais seriam estas questões e, nem quais são os apontamentos citados pelo MP.
Ainda, de acordo com o gestor do Município, o recurso para a Expo Assis, já estava previsto, mas que, não seria possível atender a recomendação do Ministério Público dentro do prazo. Valtinho também disse que o recurso que seria usado para realizar a festa, será destinado a áreas importantes do município, como assistência Social, Saúde e Educação. Por fim, o prefeito declarou cancelada a Expo Assis 2023.
OPINIÃO DO EDITOR
Um Município do porte de Assis Chateaubriand, com a arrecadação que tem, não pode se apequenar, se rebaixar e dar um presente de “grego” para sua população. O povo paga seus impostos, portanto, merece, ao menos uma vez no ano, ter um final de semana de lazer e diversão dentro do Centro de Eventos em uma grande festa, não entocado em fundo de quintal, sentado em meio à uma praça, em banco de avenida, ou mesmo quem sabe, tendo que pegar a estrada para ter acesso a algo que realmente possa ser chamado de festa.
A Expo Assis não merece isso, e a maioria da pulação merece essa festa {…} pena que nem todos parece pensar assim, ou quem sabe, o Ministério Público esteja fazendo um grande favor à todos, menos alguns.