Primeira semana de outubro começa com destaque para baixas temperaturas e tempo firme na maior parte da região.
Nem bem começou o mês de outubro e, novamente, o sul volta a ficar em alerta. A passagem de uma nova frente fria reforça a entrada do ar polar nesta segunda-feira,2, derruba a temperatura sobre as regiões dos Vales em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, além das áreas de serra e planalto.
O destaque fica por conta das baixas temperaturas e tempo seco, exceto, no norte do Paraná, que pode receber pancadas isoladas de chuva.
Na terça-feira,3, a chuva volta a ganhar força, devido à uma mudança no padrão da circulação dos ventos, a qual irá espalhar nuvens carregadas na maior parte da Região – ainda, na terça-feira, devido a baixa pressão e o fluxo de umidade em baixos níveis, o tempo volta a ficar instável, principalmente no centro-oeste do Rio Grande do Sul e oeste de Santa Catarina, onde podem ocorrer pancadas fortes com raios e e ventos moderados.
Formação de um novo ciclone
Na quarta-feira,4, essa baixa pressão dá origem à um novo ciclone extratropical em alto mar, sendo que, ao longo do dia o sistema dá origem a uma frente fria. Mais uma vez, o sistema não se forma sobre algum estado da Região Sul, nem irá atuar sobre eles, mas, é um potencializador destas instabilidades, das nuvens carregadas, dos temporais e da ventania.
O tempo fica mais carregado e há risco de temporais no norte do Rio Grande do Sul e no centro-oeste de Santa Catarina. No Paraná, a chuva terá maior influência devido ao deslocamento de frente fria em direção do Sudeste que vai reforçar muitas nuvens, inclusive, sobre o estado paranaense, com potencial para pancadas fortes.
A frente fria se afasta mais para o oceano na quinta-feira,5, e tempo volta a ficar firme em grande parte da Região. Chove, apenas, no Paraná, porém, sem indicativo de chuva forte e/ou temporais.
A tendência é de que, até o final de semana, a atuação de um ‘cavalo’, novamente vai favorecer um fluxo maior de umidade sobre a região. A semana vai terminar com temporais, em especial, sobre o interior e o sul do país.
Fotos: Reprodução – Fonte: Clima Tempo