Ao tomar conhecimento do ocorrido, pai sofreu AVC e morreu.
Uma família de Joinville, no Norte de Santa Catarina, desde 2017 vive um drama pessoal e será indenizada em R$ 300 mil. Após o parto da filha, ocorrido há 42 anos, descobriram que a criança foi trocada na maternidade. Segundo o Tribunal de Justiça de Santa Catarina, ao saber do erro, o pai teve um AVC e morreu.
De acordo com o TJSC, que divulgou o caso na última sexta-feira, 8, a troca de bebês ocorreu em uma maternidade pública (Maternidade Darcy Vargas), em 1975, porém, somente em 2017 é que a família teria descoberto.
Em 2017, a mãe teria sido procurada por uma mulher que, através do teste de DNA, descobriu não ser filha de quem pensava ser sua genitora. A tal mulher procurava por outras pessoas com registro de nascimento no mesmo dia e local.
Em janeiro de 2018, mãe e filha fizeram o teste, o qual constatou o mesmo resultado. As crianças teriam nascido com 10 minutos de diferença, e haviam sido trocadas.
O advogado que representou as duas famílias, conta que ambas desconfiaram, em momentos da vida, que poderiam ter havido erros da equipe do hospital, no entanto, não sabiam como buscar as respostas efetivas sobre a situação.
“Até que um momento, por golpe do destino, a outra família começou a trabalhar na casa de um advogado, que orientou a fazer o teste”, explicou.
Mesmo diante da confirmação do erro do hospital, segundo ele, os laços afetivos construídos durante a vida não mudaram.
Fotos reprodução: Secretaria de Estado de Saúde – Fonte: G1