“O jogo político fica cada vez mais disputado em Brasília”
O ministro Alexandre de Moraes, do Superior Tribunal Federal (STF), determinou nesta quinta-feira (17), a quebra dos sigilos bancário e fiscal do ex-presidente Jair Bolsonaro e de sua esposa, Michele Bolsonaro. A decisão do ministro ocorreu após uma operação na semana passada contra um esquema de desvio e venda no exterior de presentes recebidos durante missões oficiais – como as joias vindas da Arábia Saudita.
Entenda as polêmicas
Moraes tomou a decisão no mesmo dia em que o hacker Walter Delgatti Neto acusou Bolsonaro de pedir uma invasão às urnas eletrônicas e também assumir a autoria de um grampo com Moraes, segundo o hacker, sob a garantia de receber um indulto, caso fosse preso.
Moraes agiu também, ainda no mesmo dia que a revista Veja publicou uma reportagem, na qual, o advogado Cesar Bittencourt, que atua na defesa do tenente-coronel Mauro Cid, ajudante de ordens de Bolsonaro durante os quatro anos de seu governo, afirmar que Cid vai confessar a venda das joias nos Estados Unidos. A ordem teria partido de Bolsonaro.
Segundo o senador Sergio Moro. Entre outros crimes, o hacker é acusado de cometer golpes de estelionato e lesar mais de 45 pessoas. Durante seu depoimento à CPMI, o hacker respondeu a todas as perguntas feitas a ele por parlamentares da esquerda, inclusive fazendo graves acusações contra Bolsonaro, nas quais ele o acusa de cometer alguns crimes. No entanto, quando as perguntas foram dirigidas a ele por parlamentares da oposição, o mesmo não respondeu a nenhuma delas, inclusive, algumas iguais as feitas por governistas da esquerda.
O deputado Nikolas Ferreira disse que Delgatti está a serviço da esquerda. “Vocês vem aqui, a esquerda, em coluio com uma testemunha falsa, que tem zero credibilidade pra poder tentar criar uma narrativa, pra tentar poder prender Jair Messias Bolsonaro.”
Cid esta preso desde maio por supostamente fraudar cartões de vacina de sua família, além do documento de Bolsonaro e, vem sendo pressionado a falar o que sabe.
Fotos: Reprodução – Fonte: G1 e RO