Decisão acontece após Flávio Dino negar o acesso aos vídeos que podem trazer novidades sobre o 8 de janeiro.
O ministro do Superior Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, autorizou nesta segunda-feira (7), o envio das imagens do Palácio da Justiça, referentes aos acontecimentos do dia 8 de janeiro à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que busca entender os atos relacionados às invasões aos prédios da Praça dos Três Poderes, no início do ano.
A decisão por parte do ministro do STF acontece depois de o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, ter negado por duas vezes o acesso à CPMI. Além das duas negativas de Dino, ele ainda remeteu a decisão a Moraes.
De acordo com Dino, a divulgação do conteúdo das imagens poderia “comprometer as investigações” que seguem em andamento. Na última terça-feira (1º), o presidente do colegiado, deputado federal arthur Maia (União Brasil -BA), deu 48 horas para o ministro entregar as imagens.
No entanto, em conversa com o deputado baiano, Dino disse que remeteria a questão ao Supremo. Na sexta-feira (4), o ministro da Justiça oficializou a comissão.
No despacho, o ministro do STF liberou o acesso às imagens do circuíto interno e externo do Palácio da Justiça, sede do ministério sob comando de Dino.
“Autorizo o fornecimento das imagens diretamente pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública”, concluiu Moraes. Sob a divulgação das imagens, fica a critério da CPMI, disse o Ministro.
Em nota, o Ministério da Justiça informou que tomou conhecimento da decisão de Moraes e que irá acionar a Polícia Federal para o envio de todas as imagens.
Imagem: Reprodução/Internet – Fonte: RO