Cerca de trinta servidores saíram às ruas da Maringá, Marialva e Sarandi para fiscalizar empresas do ramo, suspeitas de participar de esquema.
A Receita Federal do Brasil deflagrou na manhã desta terça-feira (27), a Operação Rota da Borracha, a qual tem o objetivo de combater o descaminho de pneus de veículos de carga na região de Maringá. Ao menos uma dúzia de estabelecimentos comerciais previamente identificados durantes as investigações seriam fiscalizados. Estas empresas supostamente fariam a encomenda, o pagamento e a revenda de pneus provenientes do Paraguai, sem o devido pagamento dos impostos.
Segundos as investigações, foi apurado que empresas transportadoras e motoristas autônomos realizariam fretes da região de Sete Quedas, no Mato Grosso do Sul, até Maringá, com os valores sendo cobrados muito abaixo do preço de mercado. Ao chegar em Maringá, os pneus seriam retirados das carretas e supostamente revendidos para os estabelecimentos que são objetos da operação realizada hoje.
A estimativa é que cada um dos pneus chegaria a render R$ 500 de lucro ao transportador, e outros R$ 400 ao estabelecimento que receptaria e revenderia as mercadorias.
As pessoas identificadas na operação que comprovadamente estiverem ligadas as estabelecimentos que teria realizado tais práticas responderão pelos crimes de descaminho e formação de quadrilha.
Ao longo do dia a Receita Federal irá divulgar o balanço da operação, com números e principais fatos.
Fonte/Imagem: Delegacia da Receita Federal do Brasil em Maringá