O desempenho do Estado no mês foi essencial para que o País fechasse março no positivo.
O Paraná teve o maior avanço do setor no mês de março no Brasil, o crescimento foi de 2,6% em relação a fevereiro. O resultado foi positivo também no trimestre, com aumento de 17,6% nas atividades nos três primeiros meses do ano, o segundo melhor número do País no período, atrás apenas de Minas Gerais (24,3%), os dados mostram que as atividades turísticas estão em expansão no Paraná.
Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nesta terça-feira (16) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) e que também incluiu as atividades turísticas.
O crescimento nacional, foi de apenas 0,1%, já que entre os 12 estados avaliados pelo IBGE apenas quatro tiveram bons resultados em março. Além do Paraná, quem avançou no setor foram Minas Gerais (2,2%), Bahia (1,8%) e São Paulo (0,4%).
O governador Carlos Ratinho Junior destacou que um dos principais atrativos nacionais, as Cataratas do Iguaçu batera, recorde de visitação em abril, recebendo cerca 150 mil turistas.
“O turismo paranaense cresce constantemente, beneficiando diversos empreendimentos e trabalhadores que dependem de atividades como hotelaria, transporte, serviços de guia e alimentação. Isso nos dá muita alegria, porque é a forma mais barata de gerar empregos para a população”, disse Ratinho Junior.
“Acabamos de anunciar a nova rota internacional saindo do Paraná, com voos diretos da Azul entre Curitiba e Montevidéu, no Uruguai. A ampliação das conexões com outros países também demonstra que as companhias aéreas estão confiantes no avanço do setor no Estado”, ressaltou o governado. “Estamos cada vez mais preparados para receber bem os turistas do Brasil e do mundo inteiro”.
Fotos: Arnaldo Alves/Jonathan Campos/José Fernando Ogura/Roberto Dziura Jr./AEN
Fonte: AEN-PR