Dados da Estatística da Produção Agropecuária divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (15) confirmam a tendência de crescimento do setor no Paraná.
Paraná registrou no último ano, um aumento expressivo no abate de frangos, seguimento em que é líder disparado entre os estados, além de ostentar o segundo lugar na produção de carne suína, leite, ovos e de ter aumentado a produção de couro.
Com cerca de 2,04 bilhões de cabeças de frango abatidas em 2022, o Paraná é responsável por 33,5% de participação na produção nacional do segmento, bem acima do Rio Grande do Sul (13,4%) e Santa Catarina (13,1%), que ocupam a segunda e a terceira posição na produção do país. Os dados do IBGE apontam um crescimento de 41,42 milhões de cabeças de frango em 2022 em relação ao ano anterior.
Outro seguimento registrou evolução no Paraná foi a carne suína, com 735, 934 abates a mais em 2022, totalizando 11,5 milhões no ano. O Estado ocupa a vice-liderança nacional, com 20,4% da produção brasileira, ficando atrás penas de Santa Catarina (28%). O desempenho paranaense contribuiu para o Brasil registrar no último ano o melhor resultado para o 4º trimestre desde o início da série histórica, cuja análise começou a ser feita em 1997.
Na produção de carne bovina, produtores paranaenses registraram um aumento anual de produção de 86,5 mil cabeças de boi, chegando a quase 1,3 bilhão de animais abatidos em 2022. O resultado mais expressivo do ano foi registrado no 4º trimestre, com 335 mil abates, o melhor resultado dos últimos oito trimestres e o terceiro trimestre seguido em alta.
Outro produto de origem bovina que contribui para o balanço positivo da produção paranaense foi o couro, que teve registrado um aumento de 22,19 mil peças em 2022 na indústria dos cortumes do Paraná.
Fotos: Jonathan Campos/Ari Dias/José Fernando Ogura/AEN