O animal vem sendo encontrado em várias localidades do município.
A Secretaria de Saúde, através do Setor de Vigilância em Saúde, está fazendo um alerta a população chateaubriandense; Agentes vem encontrando o ‘bicho”, em várias localidades dentro do município; somente neste ano de 2023, 192 animais foram capturados.
De acordo com o Secretário de Saúde, Fábio Fantim Camilo, o município vem desenvolvendo vários trabalhos na capacitação de profissionais. “Estamos realizando ações em parceria com a 20ª Regional de Saúde, com projetos do próprio Ministério da Saúde para tentarmos encontrar alguma solução para frear a proliferação do animal, mas, o mais importante é a conscientização da população que, não deve deixar tábuas e tijolos amontoados e sempre manter os quintais limpos”, afirmou o Secretário.
Ainda, de acordo com Camilo, em caso de acidente com o animal, a pessoa deve procurar imediatamente a Unidade de Saúde mais próxima, ou, até mesmo o Hospital.
O setor de Saúde em Vigilância montou uma equipe destinada apenas ao atendimento dos chamados com relação ao escorpião, conforme a coordenadora Enedina Sagae, a população tem que aprender a conviver com o bicho. “É necessário realizar as manutenções adequadas, fechar acesso e fazer o manejo adequado do lixo e não deixar a vegetação ficar alta. No caso de encontrar e capturar um escorpião, ele deve ser entregue na vigilância, ou entre em contato pelo fone: 44 -99153-6755”, destacou Enedina.
Mantivemos contato telefônico, com a Coordenadora Enedina Sagae, e ela nos explicou o motivo pelo qual os escorpiões capturados, devem ser entregues na Vigilância.
Segundo Enedina, o animal capturado deve ser entregue na Vigilância, para que a Secretaria de Saúde (SESA), através de profissionais da área possam identificá-los, desta forma pode-se saber se há ou não a necessidade de acompanhamento médico, e também, ao entregar o animal capturado na Vigilância, isso permite que seja realizado um mapeamento dos locais, onde estes estão sendo encontrados.
ESCORPIÃO AMARELO
Esta espécie vive em ambientes escuros e úmidos. Alimenta-se de baratas e outros insetos e possui hábitos noturnos. Ele pode ser encontrado em locais com entulhos e pedras. O escorpião amarelo estabelece em lugares onde encontra os quatros A’s: acesso, abrigo, alimento e água. Eles ainda podem se dispersar pelo transporte de madeiras, materiais de construção, móveis, vestimentas e qualquer outro material no qual estejam escondidos.
Em Assis Chateaubriand, em anos anteriores vários escorpiões amarelos (Tityus serrulatus) foram encontrados pelos chateaubriandenses. Ele é uma das mais de 100 espécies de escorpiões catalogadas no Brasil e é considerado um dos mais venenosos da América do Sul. Possui uma visão pouco desenvolvida, que é compensada por pelos sensoriais que o auxiliam na localização de suas presas.
Em 2022 foram capturados aproximadamente 1.400 escorpiões e 57 pessoas sofreram acidentes relacionados ao animal.
Fonte e Fotos: Prefeitura Municipal de Assis Chateaubriand