O porta-aviões USS George HW Bush foi enviado à Turquia para apoiar os esforços de busca e resgate e ajuda humanitária nos terremotos em Maras que afetam 10 províncias. O anúncio foi feito pelo porta-voz do Departamento de Defesa dos EUA (Pentágono), brigadeiro-general Patrick Ryder.
Durante a coletiva de imprensa diária, Ryder, que transmitiu suas condolências em nome do secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, e do Pentágono para aqueles que perderam suas vidas nos terremotos de 7.7 e 7.6 em Maras, disse que Austin havia falado com o ministro da Defesa da Turquia, Hulusi Akar ao telefone e continuou a fornecer suporte de acordo com as necessidades da Turquia. Ele disse que prometeu que o faria.
Ryder afirmou que, após o pedido de ajuda internacional da Turquia, as Forças dos EUA estacionadas na Base Aérea de lncirlik começaram a mover as equipes de primeiros socorros para as zonas do terremoto em 7 de fevereiro.
Ryder afirmou que o Pentágono também transportou a equipe de busca e salvamento enviada pela Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) para a Turquia com um avião C-17.
“O Comando Europeu dos EUA (EUCOM) enviou uma equipe para apoiar a equipe de socorro da USAID. Esperamos que eles estejam lá no dia 9 de fevereiro. O EUCOM também está trabalhando ativamente para implantar elementos adicionais para quaisquer novas solicitações e esforços de socorro do governo turco. Mais uma vez, oferecemos nossas condolências e apoiamos nosso aliado para curar as feridas deste terrível desastre e salvar pessoas”.
Salientando que o EUCOM está trabalhando ativamente em ajuda médica e abastecimento de água, Ryder disse: “O porta-aviões USS George HW Bush no Mediterrâneo está se movendo em direção à Turquia para possíveis solicitações de suporte adicionais. Estamos nos preparando para responder aos pedidos de ajuda o mais rápido possível”, afirmou.
Fotos: Reprodução