Também foram confirmados casos na Usina de Samuel e a cidade de Ariquemes, ambas em Rondônia.
Três ocorrências sobre o sistema elétrico nacional ocorreram entre domingo (8) e segunda-feira (9) com a derrubada de torres de transmissão de energia elétrica. De acordo com o Sistema Integrado Nacional (SIN), a operação não foi afetada e não registrou problemas.
Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), as torres derrubadas foram no estado de Rondônia e Paraná e há fortes indícios de “sabotagem e vandalismo”, As ocorrências aparecem em documentos do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
A ONS informou em um boletim que “às 21h30 do domingo (8), houvequeda de uma torre de transmissão entre a Usina de Samuel e a cidade de Ariquemes, ambas em Rondônia e que a queda teria gerado desligamento da linha de transmissão, mas não houve consequências significativa para o sistema nacional”, diz o ONS.
Já na madrugada de segunda-feira (9), várias ações foram registradas na linha de transmissão de Furnas que liga Foz do Iguaçu, no Paraná, a Ibiúna, em São Paulo.
Em uma sequência de torres, uma foi derrubada e outras três tiveram avarias. A ação aconteceu a cerca de 50 km de Foz do Iguaçu, no município de Medianeira.
Um relatório da Aneel citou que “não foram identificadas condições climáticas adversas que possam ter causado queda de torres”, e que há indícios de vandalismo.
Foto: Reprodução
Fonte: AT