Morreu neste sábado (31), aos 95 anos de idade, Joseph Ratzinger, Bento XVl, Papa Emérito. O comunicado foi emitido pelo diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni. Bento morreu às 9h34 (hora local, 5h34 em Brasília.
“Com pesar informo que o Pappa Emérito Bento XVl falesceu hoje às 9h34, no Mosteiro Mater Ecclesiae, no Vaticano. Assim que possível, serão enviadas novas informações”.
Foram 95 anos anos de vida, os últimos nove vividos contemplando os jardins do Mosteiro Mater Ecclesiae, no Vaticano, onde ele morava desde que renunciou ao papado em 2013. Um período vivido em retiro e oração.
Uma rara saída de sua residência foi em 2020, quando Bento XVl foi a Regensburg, na Alemanha, visitar seu irmão Georg Ratzinger, de 96 anos, que estava doente. Ele viajou no dia 18 de junho e Georg faleceu no dia 1° de julho do mesmo ano.
Em 2017, ele visitou o Brasil. Bento veio por ocasião da 5ª Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe. Visitou as cidades de São Paulo, Aparecida e Guaratinguetá. Nesta viagem, presidiu a canonização de Frei Galvão, primeiro santo Brasileiro.
Carisma
Bento XVl, ao lado de João Paulo ll, sem nenhuma dúvida foi o Papa mais carismático que o mundo já viu.